sábado, 14 de abril de 2012

Adoce saudavelmente!!!

Ajude seus dentes substituindo o açúcar refinado por adoçantes melhores!

O açúcar refinado, conhecido como sacarose, é o grande vilão nas ocorrências de cáries e doença periodontal. Sua ausência na dieta contribui significativamente para a redução desses problemas. A completa eliminação do açúcar refinado parece ser difícil uma vez que estamos bem acostumados com ele.
A maioria dos adoçantes artificiais encontrados no mercado, como sacarina, ciclamato, aspartame, entre outros, não provoca cárie, porém não é recomendado o uso de nenhum deles em função de sua toxicidade para o sistema urinário. Alguns, inclusive, já foram comprovadamente associados com o câncer dos rins e diarréia quando a dose diária é excedida.
Os adoçantes à base de estévia podem ser usados com maior segurança, já que são extraídos das folhas doces da planta do mesmo nome. Entrentanto, alguns cuidados são necessários, pois algumas marcas comerciais misturam a estévia com outros adoçantes artificiais para driblar seu gosto ligeiramente amargo. O ideal seria usar aqueles que contém apenas estévia. Ela é uma substância anticariogênica, ou seja, ajuda na remineralização de lesões inicias de cárie (manchas brancas).
O mel é excelente substituto para o açúcar, mas tenha cuidado, quando consumido em grande quantidade e com muita frequência, ele também se torna um agente produtor de cárie, porém a ação é mais lenta do que o açúcar. As bactérias que vivem na boca tem mais trabalho para metabolizar o mel. Além disso, o mel puro não processado nem pasteurizado é cicatrizante e ajuda na recuperação de qualquer tipo de ferimento do aparelho digestório (que começa na boca), melhorando desde úlceras no estômago até as úlceras das aftas da cavidade bucal. Mascar um pedaço de favo de mel pode ser tão prazeroso quanto mascar chicletes e é muito mais saudável.
O melado e o açúcar mascavo tem a mesma origem do açúcar refinado e também provocam cárie.  Mas a grande vantagem são os nutrientes da cana, principalmente ferro e cálcio. Assim, sua metabolização em nosso organismo não subtrai minerais de nossos ossos e dentes como acontece com o açúcar branco que não possui nenhum nutriente.
Todavia, nenhum desses produtos citados vai adoçar tanto quanto o açúcar. Por isso, é necessário ir habituando o paladar sem o açúcar e outros tipos de doces. O ideal é iniciar a substituição das sobremesas mais doces por menos doces e, finalmente por frutas doces.
Seria bom se optássemos pelo sabor original de cada alimento.

Dr. Carlos Leandro Rodrigues

Um comentário: